sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Um segundo lobo entre nós - JULGADO!

Antes de mais nada, este post não contém spoilers DO EPISÓDIO 2. Eu vou tentar evitar, mas alguma coisa vai sair do episódio 1. Todas as imagens foram retiradas do primeiro jogo e eu não vou falar de nada, absolutamente nada do que acontece na história do segundo.

Tá gostando do que vê, bunitão?

Depois de 4 longos meses de espera, finalmente foi lançado o segundo episódio do jogo episódico The Wolf Among Us (ou Um Lobo Entre Nós... eu prefiro o título em português). Enfim, a empresa por trás do jogo, chamada Telltale, tem feito bastante sucesso com jogos do gênero de apontar e clicar, mas o que aconteceu com esse segundo episódio? Além de demorar muito pra sair, ainda não possui as escolhas difíceis ou os quebra-cabeças (puzzles!) lógicos que estavam no primeiro.



É, porquinho, também estou bravo.

O primeiro episódio acerta o clima pra toda a história, mostra as ferramentas elaboradas para fazer você se arrepender de qualquer decisão que você tomar e ainda te deixa querendo mais. Eu joguei duas vezes só pra ver o que acontece caso você mude a ordem dos lugares que visita e acredito que muitas pessoas fizeram isso.

Infelizmente, a única coisa boa do segundo episódio é o roteiro. E pra quem já leu as HQs de Fábulas, um ótimo roteiro é o mínimo que alguma coisa nesse universo deve ter. Continuando, o jogo deixa bastante a desejar nos outros quesitos: a história vai pra frente, mas parece que você, jogador, não tem muita participação nisso. Parece não existir perda nenhuma nas escolhas que você faz, parece que bater em alguém ou ser gentil não vai fazer a menor diferença. E essa é a única escolha oferecida ao longo da história.



Meu Deus! No primeiro episódio, a escolha que parece ter mais importância é logo em seguida ao momento de maior tensão (estou falando do fim do jogo). O que aconteceu com essa qualidade de interação? Eu quero, mais uma vez, ficar olhando pra tela perplexo enquanto o desenrolar da história não me deixa digerir as coisas e já me faz participar de tudo sem que eu pense. Aí, tudo que eu consigui desenvolver foi um reflexo do qual eu me arrependi e isso me faz jogar The Wolf Among Us mais uma vez, porque parece que tudo vai ser muito diferente se eu fizer essa escolha diferente.

Espero que os próximos jogos sejam melhores, que a Telltale faça eu me sentir como se as coisas que escolho como jogador tenham algum sentido. Se o episódio 3 continuar a simplesmente contar uma história, acho que nem vou jogar os últimos 2, basta assistir a alguém jogando no Youtube que o efeito será o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário